Chefe do Pentágono defende operação dos EUA contra barcos no Caribe

Atualizado

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, defendeu no sábado (6) as ações militares do governo Trump contra supostos barcos de narcotráfico no Caribe, afirmando que elas demonstram “a força da determinação americana”.
“Neste momento, o mundo está testemunhando a força da determinação americana em conter o fluxo de drogas letais para o nosso país”, disse Hegseth no Fórum Nacional de Defesa Reagan, em Simi Valley, Califórnia. “Mais uma vez, fomos firmes e claros: se você trabalha para uma organização terrorista designada e traz drogas para este país em um barco, nós o encontraremos e o afundaremos”, acrescentou.
As declarações de Hegseth surgem num momento em que o governo enfrenta crescente escrutínio sobre sua ofensiva antidrogas, inclusive por ordenar um ataque subsequente que matou sobreviventes em um suposto barco de narcotráfico.
Matar náufragos é considerado um crime de guerra, sendo que o manual de leis de guerra do Pentágono define pessoas “que necessitam de assistência e cuidados” e que “devem se abster de qualquer ato hostil”.
O ataque subsequente, em setembro, atraiu atenção bipartidária, incluindo uma promessa do Comitê de Serviços Armados do Senado de realizar uma fiscalização.
Hegseth, sua equipe no Pentágono e a Casa Branca apontaram o almirante Frank “Mitch” Bradley, comandante do Comando de Operações Especiais dos EUA, como o oficial que tomou a decisão de realizar um ataque subsequente que matou sobreviventes. No sábado (6), Hegseth defendeu a decisão de Bradley.
“Pelo que entendi na época e pelo que entendo agora, apoio totalmente essa greve”, disse ele. “Eu mesmo teria tomado a mesma decisão.”
O caso foi o tema central das reuniões que Bradley realizou com o Congresso esta semana, durante as quais os legisladores foram informados de que Hegseth deixou claro antes da missão que os ataques deveriam ser letais, segundo a CNN, mas que ele só foi informado sobre os sobreviventes depois que eles foram mortos, disse uma das fontes com conhecimento direto do assunto.
No sábado, Hegseth negou ter dado a ordem de que todos a bordo fossem mortos, classificando a acusação como “patentemente ridícula”.
Fonte: CNN Brasil
O post Chefe do Pentágono defende operação dos EUA contra barcos no Caribe apareceu primeiro em Portal 98 FM Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *