Aposentados e pensionistas denunciam atraso no pagamento do 13º; Governo prevê conclusão na segunda

Atualizado

Atrasos no pagamento do décimo terceiro salário mobilizaram aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte neste sábado (10). O grupo afirma que os valores, prometidos para a sexta-feira (9), não foram depositados conforme o cronograma divulgado pelo governo estadual.
Diante da situação, entidades sindicais anunciaram a realização de um protesto no Centro Administrativo do Estado, marcado para segunda-feira (12), a partir das 9h, como forma de pressionar por esclarecimentos e pela liberação dos recursos.
O Governo do Rio Grande do Norte havia informado previamente que o pagamento do 13º salário seria efetuado no dia 9 de janeiro, contemplando servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Lembre: Governo do RN anuncia pagamento do 13º salário dos servidores para 9 de janeiro
Servidores denunciam atrasos
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp/RN), aposentados e pensionistas informaram que não receberam o pagamento esperado. A situação também foi alvo de denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), que apontou atraso nos repasses.
Em uma nota divulgada nas redes sociais neste sábado (10), o Sindsaúde/RN criticou o descumprimento do compromisso anunciado. Para a entidade, o episódio representa “irresponsabilidade, descaso e desrespeito com trabalhadores que dedicaram décadas ao serviço público e que hoje reivindicam dignidade”.
O sindicato informou ainda que, na tarde da sexta-feira (9), a direção entrou em contato com o secretário-adjunto de Administração, Carlos Cerveira, que teria afirmado que a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas já estava finalizada, restando apenas a autorização da Secretaria de Planejamento para que os valores fossem liberados. Apesar disso, o pagamento não foi realizado.
Leia:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Sindsaúde RN (@sindsaudern)

Governo responde e diz que mantém compromisso
Em reposta aos sindicatos, o Governo do Rio Grande do Norte anunciou que deu sequência, nesta sexta-feira (9), ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais.
De acordo com o Executivo, todos os servidores ativos já receberam o benefício, assim como a totalidade dos aposentados da área de segurança pública, que inclui Polícia Militar e Civil e Científica do RN, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Administração Penitenciária. Também foram contemplados os pensionistas da PM e do Corpo de Bombeiros.
A administração estadual informou ainda que o pagamento do 13º para os demais servidores públicos será finalizado na próxima segunda-feira (12), quando os valores estarão disponíveis nas contas ao longo do dia, encerrando o cronograma de repasses.
Leia a resposta na íntegra:
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informa que deu continuidade, nesta sexta-feira (09), ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais.
Já foram pagos 100% dos servidores ativos, bem como todos os aposentados do sistema de segurança pública: Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PCRN), Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e Polícia Científica do Rio Grande do Norte Perícia (PCI-RN), além dos pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Na próxima segunda-feira (12), o valor do 13º salário estará disponível nas contas dos demais servidores públicos estaduais ao longo do dia, concluindo integralmente o pagamento.
O Governo do RN reafirma o compromisso com o funcionalismo público e a responsabilidade com o equilíbrio financeiro do Estado.
Leia também:

Justiça suspende decisão que obrigava pagamento do 13º da saúde no RN em dezembro
Justiça do RN manda governo pagar 13º salário da Saúde até o fim de dezembro

O post Aposentados e pensionistas denunciam atraso no pagamento do 13º; Governo prevê conclusão na segunda apareceu primeiro em Portal 98 FM Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *