Mais de 8 mil brasileiros se chamam Natal, mas nenhum mora em Natal
Mais de 8 mil brasileiros se chamam Natal. Outros 12 mil têm o sobrenome Natal — mas nenhum deles mora em Natal ou em qualquer outra cidade do Rio Grande do Norte.
Os dados são do levantamento Nomes no Brasil, divulgado pelo IBGE com base nas informações do Censo 2022. O órgão divulgou os nomes mais comuns do país nesta terça-feira (4).
Além do Rio Grande do Norte, apenas os estados do Amapá, Alagoas e Sergipe não possuem moradores com esse nome.
A idade mediana dos brasileiros chamados Natal é de 58 anos. O auge do nome ocorreu entre os anos de 1960 e 1969, quando 2.131 pessoas foram registradas com o mesmo nome da capital potiguar.
Entre 2010 e 2019, apenas 40 pessoas foram registradas com o nome.
Nomes mais comuns
Maria é o nome mais frequente entre as mulheres potiguares: mais de 363 mil, o que representa mais de 11% da população do estado. Entre os homens, o nome mais comum é José, que corresponde a pouco mais de 4,2% da população.
Já quando o assunto é sobrenome, Silva é de longe o mais usado no estado. São 919.522 moradores do Rio Grande do Norte com esse sobrenome — ou seja, 28 a cada 100 potiguares têm o mesmo sobrenome.
O Rio Grande do Norte segue uma tendência nacional: Maria, José e Silva também são os nomes mais comuns do país.
Porém, o segundo sobrenome mais frequente no estado é Oliveira, superando Santos, que ocupa essa posição no ranking nacional.
(IMAGEM: REPRODUÇÃO)
